conheça nossos

Conteúdos

Você é um profissional inovador?

Profissional inovador
É evidente um movimento de revolução e evolução que o mundo dos negócios está passando, e isto não é de hoje. O que sabemos de carreia e como a encaramos muda em menos de 24 horas, o ritmo das coisas tem sido acelerado e nem todos os profissionais acordaram para isto.

Primeiro: formação universitária é uma coisa, carreira profissional é outra. Comumente temos visto alguns exemplos como: Engenheiros Mecânicos assumindo gerência de vendas; Farmacêuticos como consultores de RH; Químicos na logística; Biólogos como Coaching de carreira e assim por diante. Sendo assim, quais os maiores desafios da nossa carreira? Aqui enumerei dois: Adaptar-se e inovar.

"Não é o mais forte que sobrevive nem o mais inteligente, mas sim quem se adapta melhor as mudanças".

Charles Darwin

Já parou pra pensar o quanto você é adaptável e inovador na sua carreira? percebeu que o termo inovação geralmente está em discussão quando se trata de organização; processos; empresas de tecnologia etc...etc...?

Pois bem, este pequeno texto é uma provocação para que possamos refletir o quanto temos investido em nós mesmos! Como temos buscado inovação para este “produto - EU”? (aqui caberia bem o estudo de caso da Kodak como comparação, certo?) Acredito que vocês entenderam minha intenção de comparar não é? Dia desses em sala de aula comentei sobre esta empresa e para minha surpresa tinha estudantes que não sabiam o que era.

O alfaiate já foi uma das profissões mais procuradas na sociedade antiga, o inspetor de qualidade já foi o “cara” em uma indústria, eu mesmo já trabalhei com digitador, você já ouviu falar dessa função? Todas praticamente sumiram!

Enfim, vamos ao ponto. Faça uma lista do que você tem feito como algo novo ultimamente. Faça mesmo, vai lá pega um papel e uma caneta. Algum curso? foi a uma feira? leu quantos livros? aprendeu outra língua? dominou alguma tecnologia? participou de voluntariado? começou fazer exercícios físicos? melhorou o marketing pessoal?

"Inovar implica em fazer algo diferente, e é aí que o bicho pega".

Oldair Belassini

Atualmente o mercado espera e absorve profissionais que acompanham as evoluções, sejam elas tecnológicas, de relacionamentos, processos etc. Claro, o resgate e a manutenção dos bons e velhos costumes como ética, valores, respeito e boa comunicação sempre estarão em alta, mas o profissional atual precisa também dominar tecnologia, criar, manter e ampliar networking, dominar diversos assuntos, ser multifuncional, ser inteligente emocionalmente, ter espírito inconformista e ainda ser resiliente.

Neste contexto, ou inovamos ou estaremos fadados ao mesmo do mesmo de sempre e olha lá. Tem gente que soma 2 + 2 e quer 35 como resultado! Esqueça, ou você muda a equação ou não chegará lá. Talvez mudar a equação seja INOVAR, ou chegará o tempo que lhe restará apenas chorar.

Pense nisso, e um forte abraço!

Jean Matos
< Voltar
(45) 3054-7833   |   (45) 99919-8500   |   (45) 99101-5110
contato@jeanmatos.com.br