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Qual é a sua marca?

Qual sua marca
Harley Davidson, Nike, Havaianas, Mark Zuckenberg, Bill Gates, entre tantos outros, o que eles têm em comum? Uma marca forte! Sim, a Harley Davidson por exemplo tem no ronco do seu motor uma das principais características da sua marca, os amantes de motocicletas às identificam de longe. Esta estratégia é tão forte, que segundo a própria empresa, tornou-se o fator principal de atração de novos clientes e manutenção dos já existentes, para se ter uma ideia da importância disso para a Harley, a empresa até tentou patentear o ronco de seus motores, após muitas disputas na justiça desistiu, mas sabe que tornou-se lendária por este motivo e agregou valor aos seus consumidores ao redor do mundo.
Ricardo Ventura fez uma excelente analogia dessa história com nossa vida profissional quando escreveu um artigo sobre marketing pessoal na revista "Venda Mais" de 2016. Qual é o ronco do seu motor? Qual fator te diferencia dos demais? É importante para todos nós descobrirmos e potencializarmos o “ronco” que nos diferencia no mercado, logicamente investir em tudo que pudermos, mas sobretudo naquilo que somos extraordinários.
Toda marca precisa buscar características fortes, que possam marcar sua trajetória na vida de seus consumidores, fazendo com que seu legado seja brilhante e sustentável.  Para os amantes da Harley-Davidson o tradicional ronco do motor é motivo de satisfação e orgulho, e logicamente isto é um dos atributos do branding da marca.
A nossa marca pessoal ou  personal branding é a imagem que transmitimos para outras pessoas, como nos comunicamos, locais onde frequentamos, os laços sociais e assim por diante.
Tal como uma organização, nós profissionais precisamos construir uma marca forte no mercado, com elementos que nos diferenciem e que nos torne objeto de escolha em uma competição no jogo do mercado. Aqui faço algumas perguntas que podem direcionar a construção desta marca: no que você é bom? O que pode te diferenciar dos demais no seu mercado de atuação? O que seu mercado de atuação compreende como valor?
Temos muitos profissionais excelentes por aí, mas que as vezes “não dão certo” por não investir em sua marca pessoal, por não atentar-se em aplicar estratégias de marketing e comunicação em suas relações e entregas. Um fator importante a se atentar na construção da sua marca é ter uma comunicação eficaz, conseguindo ter uma imagem (embalagem) adequada, voz, dicção, vocabulário, leitura, escrita, audição e fala.
Neste sentido, outro forte exemplo é o case das Havaianas! Na década de 90 a organização estava em decadência no Brasil e hoje é considerada uma das maiores empresas do segmento no mundo. A Alpargatas teve duas atitudes importantes com seu produto para que fosse este sucesso de hoje: pigmentou a borracha com diversas cores e promoveu o produto.
Encerro este pequeno texto com um questionamento: Qual o ronco do seu motor? E qual o pigmento você precisa para potencializar sua marca?

Pense nisso!

Jean Matos
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