conheça nossos

Conteúdos

Pare de dar desculpas esfarrapadas! O final do ano está aí, que comecem as listas de metas para o ano vindouro...

desculpas
O ser humano é campeão em desculpas esfarrapadas, justificativas mentirosas, que de tanto serem ditas se tornam “reais”, procrastinação sistemática e falta de respeito consigo próprio. Em algumas de minhas palestras sempre pergunto: “quem aqui já foi em palestra motivacional? ” A maioria sempre levanta a mão e logo em seguida faço uma segunda pergunta: “O que foi que nesta palestra você prometeu e que não cumpriu? ” A partir daí começam os risos fartos e alguns até demonstram uma espécie de cobrança interna, eu os ajudo indicando algumas ações como: “emagrecer?...realizar atividade física?...acordar mais cedo?...planejar melhor a carreira?...trabalhar mais focado? São efetivamente fatores que prometemos, mas que não cumprimos com nós mesmos, isto quer dizer que o “acordo” conosco é quebrado. O ser humano é tão interessante, pois, sabe quase tudo que precisa ser feito para que tenha uma vida mais plena, interessante, instigante e que deixe um legado, porém faz quase nada para mudar isto, seja no âmbito profissional ou pessoal. Cabe dizer que a cada dia percebo mais pessoas investindo em si próprias, com carreiras brilhantes, instigantes, por isso o que escrevo aqui não é uma regra.
Talvez a palavra chave para a mudança deste cenário seja ATITUDE! Sair da zona de conforto, mexer-se e buscar transformar hábitos que precisam ser mudados. Quantas coisas você efetivamente sabe que precisa alterar em sua vida e não o faz? Porque? Já parou para pensar? Sabe aquele projeto de carreira? Aquela viagem? Aquela leitura imprescindível? Somos cercados de metas não concretizadas por falta de compromisso conosco mesmo.
Muitas pessoas até tem um certo preconceito com a abordagem de um tema como este, acredito ser porque talvez nunca pararam para se analisar “de cima” buscando obter visão sistêmica da própria vida e tentando aplicar melhorias que gerem resultados satisfatórios.
Fazendo uma comparação com o mercado, o que se espera de um gestor? Espera-se que ele assuma uma empresa ou setor e que dê resultados positivos! Certo? Pois bem, para que isto ocorra ele precisa conhecer bem seu “terreno”, analisando o cenário onde se encontra, identificando o cenário futuro que deseja e monitorando o planejamento feito para que se tenha sucesso, alterando-o quando necessário. Qual a diferença com a nossa vida? Na verdade, deveríamos ter a mesma sistemática: Nos conhecer profundamente analisando nosso estado atual, identificando o cenário futuro que queremos estar e planejar as ações necessárias, monitorando-as constantemente, caso isto não ocorra seremos facilmente as pessoas das desculpas esfarrapadas, justificativas mentirosas e procrastinação sistemática.
Ah, eu estava esquecendo! Estamos chegando no final de mais um ano e novamente veremos muitas pessoas construindo aquelas “listas” de desejos ou metas para o ano vindouro, o final de cada ano realmente é mágico para nos renovar, agora aumente seu grau de atitude neste ano e faça cumprir as metas estabelecidas!
Este breve texto é uma provocação para que possamos repensar nossas ações e capacidade de realização do que nos propomos, se você fizer uma análise dos últimos projetos da sua vida pessoal e profissional estaria contente com o que conseguiu realizar?

O que você precisa fazer agora? Hoje?

Pense nisso!
< Voltar
(45) 3054-7833   |   (45) 99919-8500   |   (45) 99101-5110
contato@jeanmatos.com.br